based in sydney, australia.

say hello at vivihomestudio@gmail.com

© 2019 by Vivi Home Studio. Proudly created with Wix.com

  • Vivi

Continuando… sobre coragem!

Dia 1/maio usei na Elisa a primeira fralda de pano das nossas vidas. Dois dias depois quis estender pro Bernardo. Umas duas semanas depois começamos a usar baby wipes de flanelinha.

Todo mundo que me ouve dizer que usamos fralda de pano diz duas coisas: 1) Por quê??? 2) Você é corajosa.. Antes de virmos pra Australia eu cogitei a ideia das fraldas de pano só por razões de economia mesmo. Mas logo logo esqueci. E foi só quando fiz uma matéria do Evening College há um ano, que comecei a me despertar biblicamente para o tema sustentabilidade.

No College fizemos um estudo dirigido do livro de Amós. A ideia do estudo dirigido era entender a mensagem para quem a recebeu na época, entender o que ela significa para nós como igreja e por fim o que ela significa para mim, pessoalmente, hoje – nesta ordem.

Resumidamente, o profeta Amós expôs uma série de coisas que o povo de Israel e de Judá vinha fazendo e que desagradavam a Deus, como oprimir os pobres, corrupção nos tribunais em favor dos ricos e descumprimento do Sabbath em relação à terra. Em relação a este último, fazia parte da lei de Deus que, para cada 6 anos de cultivo, no sétimo a terra deveria descansar e não ser cultivada. Além do descanso para os trabalhadores, era um descanso “forçado” para a terra.

Como turma, chegamos juntos à conclusão de que o significado disso para nós hoje é a importância que devemos dar ao cuidado com a criação, com a natureza. E daí veio o meu incômodo com a quantidade de lixo que estávamos produzindo. Nossa lixeira era sempre cheia de muitas, muitas fraldas. Cara, essas fraldas vão durar mais do que os meus netos vão viver. Uma fralda demora por volta de 500 anos para se decompor em um aterro sanitário (fonte: Google). Pense agora na quantidade de fraldas que seu filho usa por dia… E por isso optei pelas fraldas de pano.

Sim, tenho o trabalho de lavar uma máquina a mais todos os dias, e às vezes tenho que esfregar um pouquinho mais uma fralda ou outra no tanque antes de ir pra máquina. Mas, acredite, vale a pena. Pode parecer pouco, mas pelos meus cálculos, até agora já deixei de jogar no lixo pelo menos umas 550 fraldas descartáveis. É, acho que sou corajosa mesmo.. hehehe.

p.s.: Não estou criticando quem opta por usar descartáveis, este é só um incentivo para que o faça como uma decisão consciente. Não sou a xiita das fraldas de pano – tenho quantidade limitada, e quando chove por vários dias seguidos preciso usar uma ou duas fraldas descartáveis por aqui. Logo logo o Bernardo desfralda e seremos 100% fraldas de pano. 🙂

#maternidade #filhos #sustentabilidade #fraldas #meioambiente #fraldadepano

  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Spotify Icon