• Vivi

Uma disciplina


Em toda a minha caminhada cristã, tudo o que aprendi sobre jejum foi lendo bem por alto os relatos bíblicos ou observando pessoas muito próximas jejuarem. Durante minha adolescência, um novo tipo de “jejum” começou a ficar mais em alta, os que não restringiam a alimentação, mas um hábito – tipo jejum de televisão, de videogame… Sempre achei um assunto pouco explorado e explicado, apesar de saber que é uma prática bíblica e da vida cristã. Justamente por ser um assunto pouco estudado e ensinado, acho que é uma disciplina que a gente vai deixando de lado, até porque abrir mão de comer é uma coisa bem difícil quando se tem um dia corrido. E quem vai jejuar durante as férias??

Amei esse livro, porque ele ensina sobre o jejum de um jeito super simples, bíblico e prático. Ele introduz o estudo usando as próprias palavras de Jesus em Mateus 6, onde Jesus fala sobre as bem-aventuranças e depois dá uma série de orientações: quando vocês orarem…, quando vocês ofertarem…, quando vocês jejuarem… Eu nunca tinha me atentado para o fato de que o jejum é colocado como sendo uma disciplina básica assim como oração ou a generosidade. Isso abriu meus olhos, porque eu pessoalmente negligenciei muito o jejum como hábito, como prática rotineira minha.

Além disso, o jejum faz com que a gente se aproxime de Deus num nível mais profundo. Fiquei bastante inspirada pelos inúmeros testemunhos incríveis das pessoas da igreja do autor, Free Chapel, que fazem um jejum corporativo de 21 dias a cada janeiro. Acho que basta dizer que Deus é bom e fiel, não é? Além disso, Deus é digno. Não é uma questão de se sacrificar, se punir, ou tentar convencer Deus de fazer algo por você. É na verdade destronar o seu próprio eu, suas próprias vontades, destronar o estômago que comanda tanto o nosso dia-a-dia. É se abster de algo que te traz prazer para buscar se alegrar nas verdades da Palavra de Deus, se deleitar em ouvir Deus falar ao seu coração, receber sabedoria do Altíssimo para um momento específico. É abaixar o volume dos fones de ouvido do seu eu que te manda ficar confortável e de barriga cheia para aumentar o volume da caixa de som da voz de Deus para direcionar sua vida.

Se você não jejua há muito tempo e quer se aprofundar mais no relacionamento com Deus, comece hoje, amanhã um jejum. E busque a Deus em oração e na leitura da Bíblia. Se você quer entender mais sobre jejum para “fazer direito”, te indico demais esse livro!

Link do livro em inglês – o que li.

Link dos livros em Português, um e dois. (Esse livro que li foi uma edição posterior em que eles uniram estes dois livros em um só).

Um grande abraço!

based in sydney, australia.

say hello at vivihomestudio@gmail.com

© 2019 by Vivi Home Studio. Proudly created with Wix.com

  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Spotify Icon